Empresa

A Cool seed é uma empresa fundada no ano 2001 para fabricar e comercializar equipamentos de resfriamento artificial de grãos e sementes a granel, em silos e armazéns. Seguindo sua vocação de criar tecnologias inovadoras no ramo de pós-colheita, no ano de 2004 por meio de convênio com a Universidade Federal de Viçosa – UFV inicia-se o arrojado projeto para desenvolvimento de Secadores Estáticos como alternativa aos tradicionais terreiros, nascendo assim os Secadores de Café Estáticos modelo SBJ. Foram mais de oito anos de testes e desenvolvimento, que trouxe um grande salto na tecnologia de secagem de produtos de alta umidade e aderência. Em 2013 foi instalado o primeiro sistema na Fazenda Aleluia de Franca – SP dando início assim à primeira onda de avanço na modernização da pós colheita (secagem) de café no Brasil.

Importante destacar que o secador assim desenvolvido, foi projetado para pré-secagem de café natural ou descascado, isto é, secagem de 60 % b.u. para 25 % b.u.

Paralelamente foram desenvolvidas as fontes de ar de secagem: Fornalha de Fogo Indireto – FOR que utiliza lenha como fonte de energia e proporciona ar de secagem limpa, livre de fumaças e gases da combustão e a Unidade de Tratamento de Ar – UTA, que utiliza a energia elétrica pois trata-se de uma bomba de calor, com elevada capacidade para desumidificar o ar ambiente e operar praticamente sem necessidade de assistência do operador.

No ano de 2009 inicia-se o projeto para desenvolvimento de um Secador de Café Vertical, que foi apelidado como Secador de Múltipla Intermitência, cujo lançamento ocorreu em 2016, também na Fazenda Aleluia de Franca – SP com capacidade de 53.000 litros. Trata-se de um secador de fluxos cruzados que incorpora ao mesmo tempo câmaras de secagem e repouso, permitindo uma secagem gentil, não agressivas com taxas de remoção de água de 0,80 a 1 pph, temperatura de ar de secagem de 60 °C e temperatura na massa de grãos inferior a 35 °C. Este secador tem a função de finalização de secagem de café natural ou descascado, como alternativa aos secadores rotativos convencionais e representa a segunda onda de modernização da pós colheita (secagem) de café no Brasil.

Finalmente e seguindo a sua vocação de desenvolver novas tecnologias de pós colheita, no ano de 2018 inicia-se juntamente com a EMBRAPA Café e UFLA o projeto de pesquisa para avaliação das perdas e alterações de qualidade de cafés especiais (84 a 86 pontos) armazenados a temperatura ambiente e abaixo de 15 °C. Os resultados foram muito bons, mostrando que cafés especiais armazenados a temperaturas na ordem de 25 °C perdem qualidade até ficarem abaixo de 80 pontos trazendo grandes prejuízos para a cadeia, sendo que a temperaturas abaixo de 15 °C a qualidade se mantém praticamente inalterada. Assim inicia-se a terceira onda de modernização da pós colheita (armazenagem) de café no Brasil.

As pesquisas não param e em breve surgirão novidades para o pequeno produtor.

Tudo isto apenas é possível porque a Cool seed conta com equipe de colaboradores que sonham juntos com seus diretores e líderes e trabalham com amor, entusiasmo e incansavelmente para cada vez mais produzir novas tecnologias. O apoio de parceiros pesquisadores, universidades e importantes centros de investigação científica são fundamentais nesta jornada.

Missão/Visão

  • Proporcionar ao setor de pós-colheita tecnologias inovadoras em sintonia com o meio ambiente.
  • Produzir equipamentos resistentes, confiáveis, de fácil operação e manutenção.
  • Inovar sempre, repensando todos os dias como fazer melhor o que já foi realizado até agora.
  • Desenvolver novas tecnologias que atendam às necessidades do mercado.
  • Respeitar os clientes, fornecedores, colaboradores e instituições parceiras, buscando sua satisfação na relação com nossa empresa.
  • Inserir a empresa na comunidade, participando de eventos comunitários e colaborando com as questões socioambientais.

Valores

  •  Respeito: tratar as pessoas com a devida importância.

  • Honestidade: não tentar enganar ninguém e cumprir com os compromissos assumidos.

  • Gentileza: é dispensar atenção, apreciação e encorajamento aos outros.

  • Humildade: demonstração da ausência do orgulho, arrogância ou pretensão.

  • Compromisso: ser fiel a sua escolha, o consenso deve prevalecer sobre as opiniões particulares.

  • Paciência: capacidade de autocontrole.

  • Perdão: deixar pra lá os ressentimentos. “Os fracos podem nunca perdoar, o perdão é atributo dos fortes”.

  • Altruísmo: o interesse coletivo está acima dos interesses pessoais.