Secagem de Soja

A importância da secagem na conservação dos grãos de Soja.

A secagem é etapa fundamental na conservação de todos os grãos, e caracteriza-se como o processo de remoção de água dos grãos até os níveis que permitam o armazenamento por períodos mais ou menos longos. O teor de água adequado para o armazenamento depende da espécie e do período que se pretende armazenar os grãos, sendo que além da umidade, fatores como temperatura, umidade relativa do ar, pragas e doenças podem interferir na qualidade.

No caso da soja, a maturação fisiológica ocorre nos grãos com níveis de umidade entre 45 e 50%, sendo a colheita mecânica realizada com teores entre 20 e 14%, e recomenda-se o armazenamento com teores inferiores a 11% para armazenamento de até 1 ano, e entre 9 e 10% para períodos de armazenamento superiores a 1 ano, sendo portanto a secagem indispensável no processo de armazenamento de grãos de soja.

Dentre os métodos de secagem disponíveis para grãos de soja, podemos adotar métodos naturais, adaptados ou tecnificados, conforme as diversas situações existentes, entretanto como a maior parte da soja produzida é em grande escala, os sistemas mais utilizados são os tecnificados, caracterizados nos sistemas de sistema contínuo e seca-aeração.O sistema de secagem contínua pode utilizar temperaturas do ar de 70 a 130°C, na entrada de secador, desde que os grãos não contenham muitas impurezas e/ou materiais estranhos, e que seja feita inspeção diária e remoção de poeiras, para evitar incêndio, além de acompanhamento da temperatura de massa dos grãos que não pode ser superior a 43ºC. Este sistema é muito utilizado na secagem de grãos de soja, devido aos mesmos não possuírem danos térmicos, assim, pode-se utilizar a secagem contínua, que ao final se obterá um produto de qualidade elevada.

Importância dos Secadores neste processo

Os secadores devem realizar a secagem a modo que não danifique ou altere a qualidade dos produtos, com a SMI da Cool Seed esta garantida a qualidade na secagem, e no tempo do processo, sem perdas por quebra (danos mecânicos) ou queima (excesso de calor) por possuir fontes de calor que podem ser regulados de forma automática no caso da UTA – Unidade de Tratamento de AR, e no caso da FOR Fornalha de fogo indireto pelo nome mesmo FOGO INDIRETO, não queimando os grãos.

Secadores de soja

Confira abaixo os secadores de grãos da Cool Seed que possibilitam a secagem de soja.

Secador de bandejas

Fornalha de fogo indireto

Secador de Múltipla Intermitência

Unidade de tratamento de ar

Solicite um orçamento!

Tenha mais informações e tire suas dúvidas sem compromisso

Mais produtos Cool Seed

Também fabricamos e comercializamos outros equipamentos para melhor atender a manutenção de grãos e sementes e melhorar a  qualidade do setor de pós colheita utilizando inovação e tecnologia. Para mais informações click em saiba mais aqui ou acesse nossa URL:  https://www.coolseed.com.br/